Tolo daquele que espera colher resultados, mesmo sem plantar atitudes relevantes, sem despontar iniciativas ou querendo agradar a tudo e a todos ao mesmo tempo apenas por conveniência. Alias, calar, ser comedido, em algumas situações, trazem maiores realizações, somando ainda mais ao diferencial pessoal.
(Fonte: Desconhecida) |
Existe, culturalmente, o costume de se protelar atitudes, ser influenciado por uma grande maioria e por consequência se perder grandes oportunidades. Ainda são poucos os que confiam em seus extintos e tem as iniciativas necessárias para ser o diferencial da sociedade, despontar em idéias, inovação, empreendedorismo.
Claro que existem as limitações, e que são poucos os que conseguem sobressair e criar soluções, mas isso não quer dizer que nem todos possam tentar. Empreender, em sua essência é criar soluções para situações que necessitam de diferenciais para se desenvolver, porém isso pode tornar uma atitude 'passageira'. Porém, a grande sacada talvez não seja apenas empreender mas manter, continuar, alimentar esse empreendedorismo. O grande desafio é levar ideias a diante, acreditar e apostar na continuidade e no melhoramento dos processos. Como diria o amigo e mestre Jerônimo Mendes: "Empreender não significa reinventar a roda, porém buscar uma melhoria identificando oportunidades".
É relevante e válido considerar que há uma tendência em dedicar a energia a vários projetos ao mesmo tempo, esperando se obter com isso vários resultados satisfatórios. Não quero aqui desanimar ou dizer que não há como realizar. Ao contrário, quem se prepara, que sabe aproveitar as melhores oportunidades e busca, inclusive, capacitação para desenvolver idéias consegue sim obter tais resultados.
A questão vem a ser, talvez, a aplicabilidade das idéias, da energia dispensada. Neste caso, você atribui a sua energia e disposição nas atividades mais rentáveis? No momento certo? Os resultados são mais satisfatórios do que quando se aplica a mesma energia em momentos diferentes em busca de resoluções mais duradouras?
Existem hoje várias técnicas no que diz respeito a gestão do tempo, estratégias de desenvolvimento pessoal e concentração, foco na resolução, em tempo hábil, das atividades - dentre elas acho interessante citar a Técnica Pomodoro, um método que auxilia no desenvolvimento mental, concentração em atividades e resultados com mais domínio do tempo aplicado para desempenhar os processos - e estes estão ligados diretamente à capacitação e desenvolvimento do seu potencial. Afinal a todos são possíveis as oportunidade, cabe a cada um saber o que fazer com elas.
Ter iniciativas, ser empreendedor, aproveitar as melhores oportunidades, saber falar e calar no tempo propício, aplicar as energias necessárias em cada processo e extrair o melhor possível de cada situação, utilizar de sabedoria para alcançar o sucesso são, sem dúvidas, características indispensáveis a quem buscar ser o diferencial. Porém, sem sair da sua "Zona de Conforto", visto que o sol nasce para todos, tornam bem mais difíceis a obtenção de resultados satisfatórios. Encontrar a verdadeira felicidade é, provavelmente, saber agregar estas características e desenvolver no seu dia a dia aquilo que de melhor tem, fazer com alegria, se sentir bem ao realizar. Pense, reflita, aja e encontre a verdadeira felicidade.
Por: Samora Leal